Entenda a diferença entre treinar e malhar e a responsabilidade de levar a musculação a sério, como um estilo de vida e não apenas um passa tempo.
Quem está iniciando no mundo da musculação, talvez ache que treinar e malhar sejam sinônimos e que quando você faz um, acaba por conseguinte, fazendo o outro. Mas os termos são totalmente diferentes e usar um ou outro implica numa questão de atitude, e não apenas em mera troca fonológica. Segundo o dicionário Michaelis, entre os tantos significados do termo malhar, um deles se enquadra em nosso assunto que é “Exercitar(-se), praticando ginástica, musculação ou outras atividades físicas”. Só para constar, um dos significados apresentados é “ Reunir-se, conforme a hora, em certos lugares dos cercados, para pastar (falando do gado)”. Assim, aqueles que se reúnem para conversar e matar tempo na academia ao invés de treinarem. Brincadeiras a parte, o termo malhar, se aplicado a atividade física, dá uma conotação de lazer, de algo feito sem compromisso e que não é levado a sério pelos praticantes. Ouso até em dizer que quem malha e não treina, está levando a musculação, ou qualquer outra prática, como um futebol com os amigos, que pode ser desmarcado, trocado por qualquer compromisso, sem o menor sentimento de remorso. Volto a frisar, para alguns é somente uma mudança de termos, mas é esta mudança que acarreta em uma mudança de postura e de atitude.
Já treinar é bem diferente. É ali que se separa o joio do trigo. Quem treina tem prioridade, tem objetivos a atingir e sabe da importância de cada sessão de treino. Quem treina sabe que terá de abrir mão de certas regalias para atingir seus objetivos, terá de abrir mão de momentos de lazer e de descanso em busca de suas metas. Treinamento é algo estruturado, que tem início, meio e finalidade, treinar é fazer algo com respaldo científico e que não se deixa influenciar por modismos e “dietas e treinos de famosos”. O treinamento tem planejamento, estrutura e é feito por um profissional capacitado, e deve ser executado com uma regularidade mínima, que no caso da musculação, é de no mínimo 3 sessões semanais, mas que pode chegar até a 7 ou 9, dependendo do caso e dos objetivos. Além disso, quem treina, faz testes para avaliar seu desenvolvimento e saber se o treinamento está surtindo o efeito desejado.
Talvez você ache que treina e somente malha. Caso você esteja em dúvida, me responda, quantas vezes por semana você treinar? Como faz para acompanhar seus progressos? Você é acompanhado por alguém competente? Você troca sua sessão de musculação por qualquer outro compromisso? Sua alimentação e seu descanso tem relação com seu treino? Você ingere bebidas alcoólicas sem nenhum pudor ou arrependimento? Caso você afirme que não faz acompanhamentos de progressos, não cuida do descanso e da alimentação e ingere bebidas alcoólicas em grandes quantidades e sem remorso, sinto lhe informar, você é um “malhador”.
Já se você se preocupa com todos estes componentes e sabe da importância de levar a sério seu treinamento, parabéns, você realmente treina e sabe que suas metas são do tamanho de sua disciplina e persistência.
Quero antes de mais nada deixar claro, que na maioria das vezes, as pessoas que malham, tentam desencorajar quem treina, dizendo que isso não é vida, que não vale a pena e que você é fissurado ou que é viciado nisso. Pois bem, saiba que quem não alcança o sucesso, na maioria das vezes não gosta de ser solitário e tenta trazer o máximo de pessoas para seu entorno. Não caia nesta cilada e lembre-se que os resultados valerão cada gota de suor e que cada momento ou situação que você se privou vai refletir em seu corpo e em seu caráter. Por isso tudo, bons treinos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário