As novidades no mundo fitness são muitas. Modalidades como o PILATES , crossfit entre outros estão em alta. Mas, uma atividade é quase unanimidade, a musculação. Seja como auxilio para algum outro esporte, ou como atividade principal, a musculação é recomendada não somente para definir e tonificar os músculos, como também para acelerar o metabolismo, fazendo com que o corpo funcione melhor, com mais eficiência.
BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO
A Musculação traz vários benefícios para o corpo do atleta, além do bem estar psicológico, ao fazer uma atividade física. Seu principal objetivo é trabalhar a definição e tonificação do corpo. Há também umaajuda na postura, e com problemas cardíacos, além da parte estética, pois com esse exercício, o corpo fica mais definido já que elimina a gordura do corpo, e aumenta sua massa muscular.
Outro benefício importante é no fato de ajudar a prevenir, principalmente doenças que são causadas pelo desgaste de articulações, como a artrose. E outras como osteoporose, diabetes e hipertensão.
A musculação também é muito recomendada como exercício paralelo para outras atividades, como a corrida, pois ajuda o atleta a criar uma maior força e resistência muscular.
Dados tantos benefícios, trouxemos os tipos de treinamento de Musculação. Lembrando que seu tipo deve ser escolhido de acordo com o que você espera do resultado, e claro que a orientação de um profissional é sempre imprescindível.
HIPERTROFIA MUSCULAR
A hipertrofia muscular consiste no aumento no diâmetro e na quantidade de filamentos de actina e miosina e adição de sarcômeros dentro das fibras musculares. Ou seja, dilata os músculos trabalhados. Essa parte do treino colabora para o aumento de massa muscular.
A hipertrofia está diretamente ligada a duração e a intensidade em que se realiza o exercício.
Como deve ser realizado:
Frequência semanal para malhar o mesmo grupo muscular: No máximo três vezes por semana
Velocidade de execução dos exercícios: Lenta
Intensidade: Alta
FORÇA MUSCULAR
Nesse tipo de treinamento, se é exigido a capacidade máxima que um músculo pode gerar. Assim, esses exercícios são intensos. Aqui, você pode conseguir uma definição muscular, sem passar necessariamente pela hipertrofia.
COMO DEVE SER REALIZADO:
Frequência semanal para malhar o mesmo grupo muscular: De duas a três vezes por semana
Velocidade de execução dos exercícios: Lenta
Intensidade: Alta
RESISTÊNCIA MUSCULAR
O principal objetivo dos exercícios desse tipo é melhorar a capacidade do músculo para aguentar um maior número de exercícios pelo maior tempo, na sua capacidade máxima.
Quanto maior a velocidade e a força para realizar o exercício, maior será a sua potência.
Esse tipo de treinamento é o mais requisitado para quem utiliza da musculação como suporte para outra atividade física, como a corrida ou até mesmo lutas.
COMO DEVE SER REALIZADO:
Frequência semanal para malhar o mesmo grupo muscular: De duas a três vezes por semana
Velocidade de execução dos exercícios:moderada
PARA MULHERES
Apesar de a maior parte de adeptos da musculação sejam homens, as mulheres não deixam de praticar a atividade. Seja para emagrecer e deixar a barriga sarada, ou deixar as pernas e o glúteo tonificados, as mulheres não se intimidam.
Porém, o receio de muitas mulheres é a questão da feminilidade. Ou seja, essas mulheres querem ter um corpo definido e tonificado, mas sem perder os traços delicados do corpo feminino. Entretanto, segundo profissionais da área, isso não passa de um mito. A mulher que pratica musculação não perde o seu lado feminino, pelo contrário, apenas o realça ainda mais.
Para ganhar uma grande quantidade de músculos, como os homens, não é possível apenas carregando peso na musculação. Outros fatores, como uma alimentação rígida, são critérios para esse tipo de resultado.
Então mulheres, não se preocupem! Apenas com a musculação, o que você vai conseguir é um corpo mais definido e tonificado, diminuindo a flacidez e fortalecendo os músculos, se prevenindo de futuras lesões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário